sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Coco no vaso!




Esse assunto, o caso da chupeta e a demora para andar me tiraram a calma em vários momentos, mas eu sempre procurei equilibrar a cobrança pela maturidade com o respeito ao tempo do meu filho. Muitas vezes me questionei no que eu estava errando porque tenho consciência que o zelo, a proteção, aquela coisa que pra gente o filho nunca deixa de ser nosso bebê atrapalham e muito no desenvolvimento e na independência do filhote.

Hoje o Dudu sabe tranquilamente se vestir sozinho, mas de manhã no sono para ir ao colégio e quando estamos com pressa, acaba que o vestimos e esse é apenas um exemplo do que fazemos por zelo e até mesmo no automático, mas que atrapalha. 

Mas o caso do coco no vaso virou praticamente uma novela, até porque eu não soube como lidar afinal Dudu fez o desfralde do xixi e da fralda noturna praticamente sozinho. A fralda começou a esquentar e eu comprei cuecas lindas e passamos a deixá-lo só de cueca em casa e a coisa fluiu muito bem. Até hoje contamos nos dedos as vezes que Dudu deixou escapar o xixi na roupa ou na cama. Com o coco a coisa foi se arrastando, pois ele afirmava que quem sentava no vaso era menina. Tentei forçar algumas vezes e foi um choro só. Compramos penico com descarga musical, redutor e nada! Toda vez que Dudu tinha vontade pedia para fazer coco na fralda e eu perguntava se ele gostaria de fazer no vaso e ele dizia que semana que vem! E assim fomos: ele pedia, eu colocava a fralda, ele pedia para fica sozinho, fazia o coco e pedia que o limpasse. Jogo rápido e eu via que ele sabia quando tinha vontade e quando a coisa acabava, logo ele tinha o controle da situação, bastava transferir para o vaso. Mostrei imagens de meninos sentadinhos no vaso, uma foto do seu melhor amigo fazendo o coco e nada! 

Até o dia em que estávamos brincando na casa do melhor amigo Júlio e Dudu quis fazer xixi. No banheiro viu um redutor de vaso de macaquinhos e disse que se eu comprasse um daquele ele passaria a fazer o coco no vaso. Não levei fé, mas corri atrás de comprar o mesmo redutor, não tinha de macaquinhos, mas tentei o de sapos e ele desprezou! E mais uma vez fiquei revoltada porque além do gasto, mais uma vez ele me enrolara com aquela historinha que semana que vem ele faria. Junto a isso o papai explicava que aquele pacotão de fralda que tinha no armário era o último porque não tinha mais fraldas do tamanho dele, que ele já é um rapaz e tal. E confesso, compramos a criança e o coco no vaso: prometemos um boneco que ele queria demais caso ele cumprisse com o combinado. E no mesmo dia que anunciamos o desafio e o prêmio, ele pediu para fazer no vaso. Eu estava a caminho de casa e de repente recebo a foto! Meu marido nem levou fé, o colocou vaso com os pés apoiados no troninho e o deixou sozinho. Dudu chamou dizendo que havia acabado e simples assim: o coco estava no vaso! Comemoramos demais, ele ganhou o boneco que prometemos no mesmo dia e cada dia dessa semana foi comemorado no momento em que ele pedia para fazer no vaso, Confesso que ainda carrego uma fralda na bolsa, pois ainda não aconteceu de ele ter vontade na rua, mas já fez na casa da vovó que tratou de comprar o mesmo redutor.


Beijos!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um recadinho: